top of page

Quais são os sinais vitais e como verificá-los

Amanda Cardoso

Atualizado: 28 de jul. de 2022




Os sinais vitais (SSVV) são medidas das funções básicas do corpo humano e essenciais para saber como está o funcionamento dos órgãos e sistemas. Com eles é possível monitorar a função circulatória, respiratória, neural e endócrina, auxiliando na identificação de doenças.


Há quatro principais meios para medir os sinais vitais:

  • temperatura corporal

  • frequência de pulso (FP)

  • frequência respiração (FR)

  • pressão sanguínea ou pressão arterial (PA) (não é considerado um sinal vital porém também é feita a aferição durante o procedimento)

  • frequência cardíaca (FC)

A temperatura corporal de um indivíduo pode variar de acordo com alguns fatores (gênero, hora do dia, atividade recente, e para as mulheres, o período menstrual também é considerado). Além disso, há cinco meios bastante utilizados para medir a temperatura: oral (boca), retal (reto), axilar (axila), pelo ouvido e pele (através da medição feita na testa). O resultado pode variar entre 35,5ºC a 37ºC dependendo do local da aferição.


O pulso mede as frequências das batidas do coração. Quando o sangue passa pelas artérias elas expandem e contraem, o que provoca a sensação de batida ao tocar o pulso. Isso ajuda a contar o ritmo cardíaco e seus batimentos por minuto. Um adulto saudável varia de 60 a 100 bpm.


Na respiração, o processo também é feito ao longo de um minuto, como na aferição do pulso. A pessoa em questão precisa estar em repouso enquanto é contado a quantidade de respirações que ela produz por minuto. Durante o processo, a contagem é feita pela observação do movimento do tórax ao puxar e soltar o ar. Uma respiração saudável em uma pessoa adulta varia de 12 a 16 respirações por minuto.


Já a pressão sanguínea ou pressão arterial (PA), é a pressão exercida pelo sangue contra a parede das artérias ao ser “jogado” na corrente sanguínea. Para fazer a aferição, usamos os valores da pressão sistólica (o maior valor) e a pressão diastólica (o menor valor), ex: 120 por 80 mmHg. Com esse procedimento, podemos avaliar a eficácia do sistema cardiovascular e alterações na pressão arterial.


E por último, a frequência cardíaca. Ela serve para avaliar e monitorar as alterações cardíacas do paciente. A frequência é medida com auxílio de estetoscópio por meio da ausculta cardíaca. Essa é a maneira mais eficiente de verificar o ritmo cardíaco e avaliar os efeitos de medicamentos que podem alterar o funcionamento do coração.


As medições dos nossos sinais vitais podem ser feitas em casa, porém, é recomendado o acompanhamento com um profissional de saúde para a detecção de possíveis doenças ou distúrbios. Sendo assim, visite seu médico com frequência.


Gostou do nosso conteúdo? Siga a gente no IG @praticaenfermagem para saber mais.

Comments


Commenting has been turned off.

Quem somos

Instagram

Telegram

Logo_Prática_Enfermagem_-_negativo_-_no

Promovemos o crescimento intelectual e profissional de estudantes, enfermeiros e técnicos de enfermagem com conteúdos de alta qualidade sobre as diversas áreas do conhecimento necessárias para os profissionais de enfermagem.

Confira as últimas publicações no nosso perfil do Instagram.

Link Telegram-02.png

Participe do nosso canal do Telegram clicando aqui.

Newsletter

Cadastre-se para receber as novidades

  • Youtube
  • Instagram
  • Telegram
  • LinkedIn
  • TikTok
  • Facebook

Prática Enfermagem | CNPJ: 37.101.517/0001-87 | Todos os direitos reservados 2025

QS 1 Rua 212, Lote 19, Bloco D - Águas Claras, Brasília - DF, 71950-550 | ensino@praticaenfermagem.com61 9 9540 4040

bottom of page