top of page

Pós-graduação ou Residência, qual vale mais a pena?


É normal ter dúvida na hora de escolher pós-graduação ou residência. Todavia, ter um planejamento de carreira vai te ajudar a se direcionar para a decisão correta.


Uma vez que, será possível analisar qual das duas opções é melhor para o futuro que deseja trilhar em sua carreira.


Afinal, a resposta para uma pergunta sobre qual é o melhor sempre será “depende”. Considerando como base para a resposta que é necessário avaliar o que cada aluno está buscando para si profissionalmente, visando encontrar a opção mais compatível com a carreira que deseja trilhar.


Para te ajudar, vamos falar um pouco mais sobre residência, pós-graduação e carreira. Visando ampliar a sua visão sobre a temática e contribuir para a sua tomada de decisão.


Pós-graduação pelo MEC


A pós-graduação tem que oferecer ao aluno, no mínimo, 360 horas de curso. Além disso, pode ser oferecida por uma universidade, centro universitário ou faculdade.


Com a pós-graduação o candidato consegue conquistar um título com menor tempo e esforço quando comparado à residência. Todavia, por ser um processo de ensino mais rápido, o ensino não é tão aprofundado em relação ao que é aprendido em residência.


Afinal, não é possível comparar as 5 mil horas de conteúdo da residência com 360 a 700 horas que é a carga horária de uma pós. O que faz com que, em qualidade de aprofundamento do ensino, a pós-graduação não seja tão profunda quanto a residência.


Para quem deseja se destacar e realmente aprender com profundidade na especialização por meio da pós-graduação, é importante se dedicar aos estudos em casa. Aprofundando os conhecimentos e aproveitando o contato com professores para tirar dúvidas.


Além disso, quando o profissional já trabalha no setor e faz uma pós-graduação para complementar seu aprendizado, também se destaca positivamente.


Uma vez que, irá unir a experiência de sala de aula com a experiência prática e esse processo complementar contribuirá para ótimos resultados.


Residência


A residência tem mais de 5 mil horas de duração, o que obviamente dá tempo de ter contato com mais conteúdo quando comparado à pós-graduação.


Na residência, o interessado precisa passar na prova competindo com outros alunos, somente os alunos com melhores notas são selecionados para as vagas disponíveis. Geralmente, a residência é feita em hospital universitário.


Além disso, na residência o estudante tem 80% de prática e 20% de teoria. Todavia, a gente sabe que é muito comum ficar praticamente 100% da carga horária em parte prática.


E no primeiro momento, essa experiência é interessante, em especial, para alunos que não possuem muita habilidade por ter feito uma faculdade fraca.


O que faz com que a experiência na residência te ajude a desenvolver tudo aquilo que precisava aprender.


E diferentemente da pós-graduação, o aluno residente recebe para fazer a residência. Enquanto o aluno de pós-graduação paga por sua formação.


É possível ter residência e continuar desempregado?


Sim! Existem residências que apesar de ótimas em qualidade, não são suficientes para que o egresso consiga um emprego após concluir a formação.


Tendo em vista que, diferentemente de uma residência em pronto socorro e outras áreas com demanda contínua por bons profissionais, existem residências que formam um número de profissionais aos quais o mercado não dá conta de absorver. Principalmente se o aluno não comprovar conhecimento após a formação.


Por isso, é útil ter sempre uma estratégia de carreira. De modo que, você faça uma escolha consciente e que vai te direcionar exatamente para o futuro que deseja construir para si profissionalmente.


É o caso, por exemplo, de profissionais que fazem saúde coletiva. A residência ajuda muito a ganhar experiência e conhecimento. Todavia, não facilita a conquista de um emprego em um hospital, por exemplo.


A residência em saúde coletiva ajuda muito a entrar em um emprego de atenção primária. Mas não te dá peso curricular para entrar em um hospital. Por isso mesmo, pensar na estratégia de carreira é fundamental para uma escolha totalmente assertiva.


Residência não é opção somente de quem saiu da faculdade


Muitos alunos pensam que o caminho lógico é sair da faculdade e entrar em uma residência. Entretanto, não é bem assim que precisa ser.


É possível ter outras formações antes de optar por uma residência. Tudo sempre vai depender de qual é a sua estratégia de carreira, para que possa tomar a melhor decisão.


Uma vez que, a residência ou até mesmo a pós-graduação precisa vir para agregar peso em seu currículo, te ajudando a ter conhecimento para ocupar o cargo que deseja.


Um profissional que sonha em atender em hospitais na emergência, não deve investir tempo fazendo residência em ginecologia e obstetrícia, por exemplo.


Tendo em vista que, a residência será melhor aproveitada para quem sonha em atuar em maternidades, oferecendo suporte para gestantes.


Percebe que o valor da experiência está intimamente ligado ao que é o seu sonho de carreira? De olho nisso, trace a sua própria estratégia para encontrar o que é melhor para a sua carreira.


Faça a escolha que é melhor para sua carreira


Agora que você já sabe um pouco mais sobre pós-graduação e residência, poderá tomar a sua decisão. Observe quais são as suas habilidades, qual é o seu projeto de vida profissional e qual é a formação que poderá contribuir para a sua jornada.


Portanto, seja estratégico em todo o processo. Tomar boas decisões, se dedicar e realmente estudar com afinco é o que vai fazer toda a diferença em sua jornada profissional.


Estude aproveitando as melhores oportunidades possíveis, continue estudando nos momentos oportunos e procure sempre ser bom no que escolheu ser.


São aspectos que vão te ajudar a se destacar positivamente e vão contribuir para que você tenha conhecimento e consiga ter a carreira que sempre sonhou. Afinal, tudo foi bem pensado e planejado para te guiar até o sucesso profissional.


Gostou do nosso conteúdo? Siga a gente no IG @praticaenfermagem para saber mais.

Quem somos

Instagram

Telegram

Logo_Prática_Enfermagem_-_negativo_-_no

Promovemos o crescimento intelectual e profissional de estudantes, enfermeiros e técnicos de enfermagem com conteúdos de alta qualidade sobre as diversas áreas do conhecimento necessárias para os profissionais de enfermagem.

Confira as últimas publicações no nosso perfil do Instagram.

Link Telegram-02.png

Participe do nosso canal do Telegram clicando aqui.

Newsletter

Cadastre-se para receber as novidades

  • Youtube
  • Instagram
  • Telegram
  • LinkedIn
  • TikTok
  • Facebook

Prática Enfermagem | CNPJ: 37.101.517/0001-87 | Todos os direitos reservados 2025

QS 1 Rua 212, Lote 19, Bloco D - Águas Claras, Brasília - DF, 71950-550 | ensino@praticaenfermagem.com61 9 9540 4040

bottom of page