A administração de medicamentos não se limita somente a realizar uma punção venosa e oferecer para o paciente o que foi prescrito em receita médica. Na prática, é um tema que envolve diversos conhecimentos e habilidades importantíssimos para a sua carreira e para a saúde do paciente em atendimento.
Por isso, todo profissional precisa dominar uma série de conhecimentos relevantes para que a administração de medicamentos seja assertiva.
Hoje iremos traçar um panorama detalhado sobre tais conhecimentos, para reforçar conceitos e te ajudar a ter um melhor desempenho ao atender seus pacientes.
Administração de remédios: conhecimentos que o profissional precisa ter
A administração de medicamentos é uma tarefa complexa, que envolve uma série de conhecimentos que o profissional deverá estudar e dominar.
Listamos alguns dos conhecimentos relevantes para que você adquira, confira:
1. Farmacologia
Todo profissional precisa entender sobre farmacologia antes de administrar um medicamento. É fundamental entender a farmacocinética e a farmacodinâmica para uma administração adequada.
A farmacocinética em via venosa, por exemplo, é um conhecimento importantíssimo para o atendimento de qualidade. Assim como, também é preciso entender todos os detalhes sobre o processo de absorção do medicamento por via oral.
Entender o caminho do fármaco no organismo desde a administração até a excreção é indispensável para o profissional que é responsável por medicar pacientes.
Uma vez que o medicamento já está no corpo do paciente, também é preciso compreender a farmacodinâmica dele. Afinal, é preciso entender todos os detalhes de possíveis reações e dominar tais conhecimentos para que seja possível prestar um atendimento de maior qualidade.
Estudando farmacologia você também vai dominar os conhecimentos sobre aprazamento da medicação, contribuindo para que saiba qual é a meia-vida, curva terapêutica e uma série de outras informações relevantes para que possa dar doses de medicação com intervalo correto, garantindo cuidados eficazes para com seu paciente.
2. Dispositivos
O profissional de enfermagem e o técnico de enfermagem também precisam dominar os conhecimentos sobre os dispositivos usados em seu cotidiano de trabalho.
Uma vez que, eles são essenciais para a administração de medicamentos. Saber qual tipo de seringa, qual tipo de agulha, se é necessário aspirar o medicamento puro, se é preciso usar água destilada ou soro para diluir aquela medicação e uma série de outros detalhes sobre os dispositivos usados no dia a dia é importante para um atendimento de qualidade.
Tendo em vista que, eles são parte de seu cotidiano de trabalho, fazendo com que seja necessário entender cada um deles para que seja possível prestar um atendimento de alta qualidade para seu paciente.
3. Procedimentos
É extremamente importante que o profissional tenha habilidade e conhecimento da técnica além de todo o conhecimento teórico acumulado ao longo da formação. Afinal, um não funciona sem o outro.
4. Anotação de enfermagem
O profissional também precisa saber fazer a anotação de enfermagem. Processo que é necessariamente feito após a administração da medicação, para que possa criar um registro de todo o atendimento daquele paciente.
Erros na anotação de enfermagem podem trazer prejuízos para o atendimento. E infelizmente, muitos técnicos de enfermagem e enfermeiros ainda nutrem dúvidas sobre a etapa da anotação - pra quem tem dúvidas, clique aqui para ler o texto no blog sobre o tema.
5. Cálculo de medicamento
Se o médico passa dipirona, por exemplo, em 300mg para um paciente pediátrico e a dipirona disponível é de 1g, a equipe de enfermagem precisa saber fazer o cálculo de medicamento.
De modo que, consiga administrar a dose que foi prescrita, para que respeite a orientação médica. Não é raro que esse tipo de situação ocorra, sendo extremamente necessário saber calcular a dosagem para fracionar e administrar corretamente o que foi solicitado.
6. Interação medicamentosa
Os técnicos de enfermagem precisam saber quais são as interações medicamentosas possíveis. De modo que, seja possível fazer uma administração medicamentosa eficiente e que realmente trará bons resultados para a melhora do quadro do paciente.
São inúmeros medicamentos e situações
Os 6 pontos anteriores são apenas um panorama detalhado sobre alguns passos importantes que o técnico de enfermagem deve conhecer sobre administração de medicamentos.
Afinal, existem riscos em administrar uma medicação, como o caso de um paciente ser alérgico e desconhecer tal informação, o que faz com que uma situação emergencial aconteça ao longo do atendimento.
Portanto, é interessante ter o cuidado de dominar todos os conhecimentos necessários para que possa entregar uma performance que contribui para a segurança de seus pacientes. Sempre prezando por uma administração medicamentosa eficiente.
A administração medicamentosa é uma tarefa complexa, que exige bastante estudo e conhecimentos aprofundados, para evitar cometer erros e para auxiliar o seu paciente em todo o atendimento.
Continue estudando para se destacar profissionalmente
A enfermagem como todas as áreas da saúde está em constante evolução. Por isso, os profissionais que desejam ter uma atuação assertiva e uma carreira de sucesso devem ter consciência sobre a importância de investir na própria formação.
Sendo importante fazer cursos e especializações na área, por exemplo. Existem cursos específicos para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos em administração de medicamentos.
Portanto, se é uma área que você deseja dominar vale a pena investir em formação especializada.
Principalmente se você sonha com a carreira em UTI e outros ambientes que vão além do pronto socorro e exigem conhecimentos ainda mais aprofundados de administração medicamentosa.
Investir em cursos específicos te ajuda a conhecer muito mais que o básico, contribuindo para que seja um profissional com atuação adequada no mercado de trabalho.
Muitas vezes, não ter o conhecimento aprofundado é justamente o que faz com que você não conquiste um bom emprego na área.
Por isso, se você deseja dominar de uma vez por todas o conhecimento sobre administração medicamentosa, vale muito a pena investir em sua formação e se aprofundar em tais conhecimentos. Seja para tirar dúvidas, se sentir mais seguro ou complementar a sua formação.
Gostou do nosso conteúdo? Siga a gente no IG @praticaenfermagem e inscreva-se no YouTube Prática Enfermagem para saber mais.
E se você quer aprender mais sobre Administração de Medicamentos e atuar com segurança na assistência, clique e confira o nosso curso.